terça-feira, 19 de outubro de 2010

Filmes e Dicas Culturais para SP e RJ

O Filme "Além da Luz" do cineasta Ivy Goulart conta a história de Louis Braille, criador do método de leitura tátil para pessoas com deficiência visual, em paralelo ás experiências de seis brasileiros que não enxergam e realizam tarefas cotidianas com ajuda ou de forma independente. As filmagens foram feitas no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em Coupvray, na França, onde nasceu Louis Braille.
O documentário tem técnicas de dublagem para pessoas com deficiência auditiva e audiodescrição.
Foi exibido pela primeira vez na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, por ocasião do dia internacional da pessoa com deficiência. Recebu o prêmio Palma de Ouro da México International Film Festival.

Gênero: Documentário
Duração: 82 minutos
Ano de lançamento: 2010
Direção e Roteiro: Ivy Goulart


"Uma Viagem Inesperada" ou também conhecido como "Miracle Run" é um dos meus preferidos. Corrine uma jovem mãe descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica inconformada a princípio, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola. Finalmente, graças ao apoio incondicional da mãe, as crianças conseguem superar as dificuldades impostas pela doença.


Gênero: Drama
Duração: 90 minutos
Ano de lançamento: 2004
Direção: Gregg Champion



Memorial da Inclusão - Os caminhos da Pessoa com Deficiência

Maior e mais completo da América Latina, reúne documentos escritos e imagens relativas aos movimentos sociais de exclusão, integração e inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, com o objetivo de não se perder a história de conquistas sociopolíticasde 24,5% da população do país. O Memorial tem 12 espaços independentes que abordam cada uma das quatro deficiências: auditiva, visual, intelectual e física. Um exemplo é a Sala Preparatória dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração da temperatura e sensores sonoros e de odor, que foi feita para o visitante refletir sobre a importância dos sentidos, como o tato, visão e audição. Além disso foram instalados sound tubes para as pessoas com deficiência visual que não leem em braille pudessem ouvir toda a história contada na hora ao se colocarem sob esses equipamentos, que fazem a audiodescrição dos painéis.
O Memorial pode ser visitado todos os dias das 12h ás 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 - Barra Funda - São Paulo SP

mais informações: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br


Jardim Botânico Sensorial

O Jardim Botânico Sensorial do Rio de Janeiro tem atividades lúdicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência visual. Os canteiros foram refeitos com plantas medicinais e aromáticas selecionadas por técnicos, além de muretas e pisos, confecção de corrimões com eucaliptos e placas de identificação em braille.

mais informações: http://www.jbrj.gov.br/

2 comentários:

  1. nossa vc tb eh crítica de cinema????

    ResponderExcluir
  2. Olá César, não sou critica de cinema, gosto muito de filmes, mas neste caso, são filmes espercíficos para os conteúdo abordados nos artigos. Espero que goste!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir